domingo, 15 de março de 2009

Provinha Brasil

Provinha Brasil
Na última quinta-feira de fevereiro de 2009, estávamos na sala dos professores quando entrou a orientadora pedagógica Eliana, e voltando-se rapidamente para mim e exclamou:
- Thelma tenho que falar com você, é importante...
- Ah! Lembrei! Você vai aplicar a provinha Brasil no segundo ano da Amélia.
Que ótimo! Pensei: estarei com os pequenos que já conheço do 1º ano e com a Amélia que admiro muito. A prova seria no dia quatro de março e estava próxima. Eu ficaria na sala por três aulas até a hora do recreio.
No dia quatro nos reunimos Amélia, os alunos e a professora de artes, esta que vos fala.
Todos se acomodam, arrumam seus objetos e materiais de estudo. Diante da situação apanhei lápis e papel e decidi relatar a prova com receio de interferir na produção dos alunos... Bem, vamos aos fatos (neste caso não tenho fotos, foi de improviso).
A professora Amélia, diante da sala do 2º ano explica:
- Hoje vamos estar fazendo uma atividade diferente!
- Quero saber quem está sem lápis?
- Quem não tem borracha?
Erick replica tentando explicar que esta com o lápis, mas... e não consegue se explicar direito e continua Amélia advertindo para que se concentre e apenas pegue o lápis e a borracha e que não explique mais nada agora...
Os alunos aos poucos recebem a provinha Brasil. A professora pede que coloquem sobre a mesa apenas o lápis, a borracha e o apontador.
A aluna Rafaela pergunta: - A gente vai fazer só uma ou todas?
Erick já contou 27 questões. Nós estamos percorrendo as carteiras, Sandra (professora de alunos especiais) entra na sala para observar os alunos.
Amélia pede aos alunos em voz alta e firme:
- Não abram a prova ainda! Primeiro escrevam o nome de vocês na capa, na frente da prova, encontrem ai o lugar correto, leiam silenciosamente com atenção...
Fabrício tem muita dificuldade para escrever seu nome, Thaynara encontra alguma dificuldade para interpretar... Mas escreve seu nome corretamente só que fora do lugar exato.
A professora Amélia explica a 1ª página: - O aluno deve observar o desenho e depois frente aos quadradinhos, marcar com um x o quadradinho que mostra a palavra que corresponde ao desenho (desenho de uma boneca)...
Segunda pagina da provinha, 1ª questão: - Desenho de uma mala. Amélia explica: - Leiam em silencio antes de marcar.
Questão 2: Giovanna intervém: - Mas não tem nenhuma figura!
Amélia interrompe: - Faça um QUADRADINHO...
Rafaela: - um XIX...
Sim desculpe, exclama Amélia, faça um X onde estão escritas as letras RED.
Fabrício tem dificuldade com as letras, Sandra percorre as carteiras e para em Fabrício. Eu relato e Amélia explica incansavelmente até três vezes cada questão.
Questão 3: quadradinho correto: rato, Fabrício tem dificuldades para ler...
Questão 4: Faça um X onde esta escrito o nome do desenho (bicicleta).
Questão 5: Eu grito: - UUUIIII!!! Uma mosca varejeira vem das letras. Só então, percebo que, as letras estão viradas para a parede...
Sandra se assusta! Olha para mim e arregala os olhos...
Questão 5: Faça um X no quadradinho abaixo da placa que tem apenas letras. Podem fazer...
- SilêÊÊÊncio não deixe o colega copiar...!
Ao lado a questão 6: marque o X em silencio e leiam. Desenho de uma panela...
Questão 7: - Faça um X no quadradinho em que aparece a 1ª letra do nome que o desenho mostra (desenho de uma cama).
Página 11, questão 8: Gabrielle diz: - Faça um X onde esta escrito formiguinha...
- XIIIIUUU!
Página 12, Arthur exclama: - Cachorrinho!
- XXXIIIIU!
Amélia: - Faça um X onde esta escrito cachorro.... Podem fazer!
Próxima questão: - Amélia pede, OLHEM PARA MIM... E OUÇAM A ORIENTAÇÃO:
- Faça um X no quadradinho onde esta escrito lata (desenho da lata) AGORA ATENÇÃO! Podem virar na pagina 14, esta questão é um pouco diferente...
- Olhem para mim, leiam o texto SILENCIOSAMENTE... Quando TODOS terminarem de ler eu digo o que é para fazer...
Amélia pede:
- Gente! Estou percebendo alguns quase dormindo... Vamos todos fazer a dinâmica de ginástica energizante... Levantando os bracinhos e espreguiça... Virar lentamente a cabeça para um lado e para o outro, assim...
Amélia mostra como fazer... E de repente:
- PÁRA MATHEUS, eu não falei que não é para conversar!!!Vamos lá leia...
Matheus: - Eu já li!
Amélia: - NÃO PRECISA FALAR QUE LEU... Leitura silenciosa e procure ler novamente.
- SENTEM DIREITO! Não deixe o coleguinha copiar....
Os alunos cobrem a resposta com a mãozinha...
Luiza chora...
O que foi Luiza? Ela diz soluçando: - Não sei ler!!!
- E chora...
Sandra vai até Luiza e conversa baixinho...
Amélia pede com carinho:
-Leiam a capa da ilustração ao lado, a capa da revistinha...
- Leiam com calma para que quando eu fizer a pergunta fique mais fácil responder.
- LEIAM então a capa da revistinha.
Amélia passa nas carteiras: - Leu? Vai lendo!
Agora prestem atenção: Faça um X que mostra o que você vai encontrar nesta revistinha. Se tiver duvida leia novamente a capa da revistinha...
Erick: - PROFESSORA, pode mudar?
Amélia: - SÓ DEPOIS que todos acabarem!!!!
Manu questiona: - E o lanche?
Questão 21: Amélia: - marque um QUADRADO...
Gabrielle: - XIZZZZ!...
- Ah! Sim desculpe um X no quadradinho sobre o pequeno texto, o leão e o ratinho...Giovanna fecha os olhinhos...
- GIOVANNA ACORDA!
- Confere a questão 20: - Faça um X no quadradinho que mostra para que este texto serve...
Amélia adverte: - SÓ PODE UM X! NÃO PODE DOIS...Não, não, só um X.
- Leu... Não sabe?
Vamos virar a pagina: - Leia o texto silenciosamente, quando terminar de ler eu vou fazer uma pergunta...
Erick: - PROFESSORA! Já LI!
- Xiiiii!!!! Lê de novo...
- Psiiiuuu!!!!
- Não! É esta pagina, passando as carteiras...
- Xiiiiiu, Xixuuuu!!! Silenciosamente!!!!
Luiza já se acalmou e faz às questões, Sandra observa os alunos, passando nas carteiras, eu continuo relatando...
Amélia pede então: - Fechem a provinha porque deu o horário do lanche...
- VAMOS!
A classe sai satisfeita depois de fechar as provinhas e esconder as questões...
A Professora Amélia explica com carinho...:
- Depois do lanche continuaremos as questões.
- Paramos na questão 21: O leão e o Ratinho.:
- VAMOS!?
Relato do dia 04 de março de 2009 provinha Brasil.
EMEF Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco
Profa.Thelma Ragusa Guimarães
Disciplina de Artes.

2 comentários:

  1. Olá meninas!
    Sou professora de segundo ano e também tive que aplicar a provinha brasil. Tive a ajuda de mais uma professora. Para que eles não sofressem tanto,elaborei um teste na semana anterior e expliquei com muita cautela o que seria a provinha. Eu particularmente achei um sofrimento que não avalia verdadeiramente,porque na hora da correção observei que crianças que não leem responderam algumas questões de leitura de texto corretamente no "chutômetro". Prefiro as avaliações que faço individualmente no chp onde posso olhar com cuidado pra cada um deles.Infelizmente para a administração pública isso não vale nada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Thelma creio que a senhora não se lenbrará de mim sou um ex aluno, fiquei muito feliz em vê-la novamente, mesmo que tenha sido por essa simples fotografia, tive aulas com a senhora na escola Dr. João alves dos Santos, vi alguns videos na pagina do youtube e fiquei em extase quando vi aquela criança pintando aquele magnifico quadro em uma performance extraordinaria.
    Um Super Abraço...
    Parabêns pelo exlente trabalho e obrigado pelo ensino a mim aplicado.
    Att:. André da Silva Magalhães. E-mail - and.max@hotmail.com

    ResponderExcluir