sábado, 28 de março de 2009

Pesquisa sobre Cândido Portinari

A professora Thelma e eu, Rafaela, desenvolvemos pesquisas com nossos alunos sobre a vida e obras de Cândido Portinari. Uma de nossas atividades foi trabalhar poemas, como O menino e o povoado, de Cândido Portinari.

O menino e o povoado

Não tínhamos nenhum brinquedo
Comprado. Fabricávamos
Nossos papagaios, piões,
Diabolô. A noite de mãos livres e pés ligeiros era:
Pique, barra-manteiga, cruzado.
Certas noites de céu estrelado
E lua, ficávamos deitados na
Grama da igreja de olhos presos
Por fios luminosos vindos do céu, era jogo de
Encantamento. No silêncio podíamos
Perceber o menor ruído
Hora do deslocamento dos
Pequenos lumes...
Onde andam aqueles meninos,
E aquele céu luminoso e de festa?
Os medos desapareciam
Sem nada dizer nos recolhíamos
Tranquilos...

Após leitura do poema em que Cândido Portinari se refere à sua cidade natal, Brodósque, e fala da fabricação de seus brinquedos, os alunos contaram sobre suas produções de brinquedos e brincadeiras que mais gostam: pipas (kites), origames, esconde-esconde (hide and seek), amarelinha (hopscotch) e seus nomes em inglês.

Depois produziram ilustrações do poema e escreveram as cores, frases o que fosse de seu desejo em inglês com auxílio de colegas, dicionário e professora.

Nos desenhos, além das denominações das cores, os/as alunos/as escreveram frases como: The boy is flying a kite; The church is green; Fishes are swimming in the lake; A boy is flying a red kite. Aprenderam a utilizar a cor antes do substantive a que se refere: red cap, black paints, gray t-shirt, light blue sky, dark blue sky, por exemplo.

Fig.1 - Ilustração do poema da aluna Sara



Fig.2 - Ilustração do poema da aluna Débora


Fig. 3 - Ilustração do poema do aluno Douglas

Os alunos gostam muito de desenvolver trabalhos que relacionem as disciplinas de inglês e artes e nós professoras também! Aliás, sempre que há a oportunidade, trabalho com outras disciplinas, temas da atualidade e temas de interesse dos alunos. E você (s)? Vamos compartilhar nossas experiências do cotidiano escolar?

5 comentários:

  1. Gente, que encanto!!!! que bom que vocês trouxeram os desenhos dos alunos para cá. Convite ao olhar. Vocês nos mostram Horizontes de Possibilidades (Bakhtin) a serem construídas com os alunos de escolas públicas.
    Parabéns!
    Fátima

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho maravilhoso!!! Parabéns!!!

    E este ano o que pretendem criar???

    O blog de vcs está lindo...aquela luz do sol está demais...
    Beijos,
    Cidinha.

    ResponderExcluir
  3. Rafaela e Thelma que o seu trabalho seja uma porta do ceu para milhares de pequeninos sonhadores,esperando uma oportunidade de transformar os sonhos em pinturas, em arte...
    felicidades,
    junior

    ResponderExcluir
  4. Adorei o trabalho de vcs, tenho uma filha de 6 anos que ama desde bem pequena desenhar... são desenhos que eu jamais na minha infância consegui fazer... acredito que é um dom... Ela transforma o dia-a-dia dela em desenho... todos muito especiais... abraços Rita Pocai

    ResponderExcluir
  5. to fasendo uma peskisa so bre ele mais agora ja achei

    ResponderExcluir