A professora Thelma e eu, Rafaela, desenvolvemos pesquisas com nossos alunos sobre a vida e obras de Cândido Portinari. Uma de nossas atividades foi trabalhar poemas, como O menino e o povoado, de Cândido Portinari.
O menino e o povoado
Não tínhamos nenhum brinquedo
O menino e o povoado
Não tínhamos nenhum brinquedo
Comprado. Fabricávamos
Nossos papagaios, piões,
Diabolô. A noite de mãos livres e pés ligeiros era:
Pique, barra-manteiga, cruzado.
Pique, barra-manteiga, cruzado.
Certas noites de céu estrelado
E lua, ficávamos deitados na
Grama da igreja de olhos presos
Por fios luminosos vindos do céu, era jogo de
Encantamento. No silêncio podíamos
Perceber o menor ruído
Hora do deslocamento dos
Pequenos lumes...
Onde andam aqueles meninos,
E aquele céu luminoso e de festa?
Os medos desapareciam
Sem nada dizer nos recolhíamos
Tranquilos...
Após leitura do poema em que Cândido Portinari se refere à sua cidade natal, Brodósque, e fala da fabricação de seus brinquedos, os alunos contaram sobre suas produções de brinquedos e brincadeiras que mais gostam: pipas (kites), origames, esconde-esconde (hide and seek), amarelinha (hopscotch) e seus nomes em inglês.
Depois produziram ilustrações do poema e escreveram as cores, frases o que fosse de seu desejo em inglês com auxílio de colegas, dicionário e professora.
Nos desenhos, além das denominações das cores, os/as alunos/as escreveram frases como: The boy is flying a kite; The church is green; Fishes are swimming in the lake; A boy is flying a red kite. Aprenderam a utilizar a cor antes do substantive a que se refere: red cap, black paints, gray t-shirt, light blue sky, dark blue sky, por exemplo.

Fig.1 - Ilustração do poema da aluna Sara

Fig.2 - Ilustração do poema da aluna Débora

Fig. 3 - Ilustração do poema do aluno Douglas
Os alunos gostam muito de desenvolver trabalhos que relacionem as disciplinas de inglês e artes e nós professoras também! Aliás, sempre que há a oportunidade, trabalho com outras disciplinas, temas da atualidade e temas de interesse dos alunos. E você (s)? Vamos compartilhar nossas experiências do cotidiano escolar?
Gente, que encanto!!!! que bom que vocês trouxeram os desenhos dos alunos para cá. Convite ao olhar. Vocês nos mostram Horizontes de Possibilidades (Bakhtin) a serem construídas com os alunos de escolas públicas.
ResponderExcluirParabéns!
Fátima
Que trabalho maravilhoso!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirE este ano o que pretendem criar???
O blog de vcs está lindo...aquela luz do sol está demais...
Beijos,
Cidinha.
Rafaela e Thelma que o seu trabalho seja uma porta do ceu para milhares de pequeninos sonhadores,esperando uma oportunidade de transformar os sonhos em pinturas, em arte...
ResponderExcluirfelicidades,
junior
Adorei o trabalho de vcs, tenho uma filha de 6 anos que ama desde bem pequena desenhar... são desenhos que eu jamais na minha infância consegui fazer... acredito que é um dom... Ela transforma o dia-a-dia dela em desenho... todos muito especiais... abraços Rita Pocai
ResponderExcluirto fasendo uma peskisa so bre ele mais agora ja achei
ResponderExcluir